A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), cumpriu agenda em Caruaru, no Agreste. Em sua agenda a gestora além de ouvir demandas do município, visitou a obra do Hospital da Mulher do Agreste, que começou em 2013, e após a vistoria, prometeu entregar o equipamento até o fim do mês de dezembro de 2023.
A vinda da governadora faz parte do projeto “Ouvir para Mudar” no município.
A finalização do Hospital da Mulher, de acordo com a governadora, tem a proposta de descentralizar os serviços de saúde em Pernambuco e garantir “o direito de nascer no Estado”. Raquel Lyra disse que, atualmente, algumas mulheres grávidas precisam percorrer 33 mil quilômetros para realizar partos e o equipamento vai ampliar a oferta de atendimentos.
De acordo com o Governo de Pernambuco, o hospital que soma um investimento de R$ 46 milhões conta com 13 mil metros quadrados e vai estar equipado com:
153 leitos, sendo 44 leitos de puerpério, 30 de alto risco, 30 de gestante, 11 de UTI adulto, 20 de UTI neonatal, 15 de UCI neonatal;
7 salas de recuperação pós-anestésica;
Setor de diagnóstico;
Urgência e emergência;
Setor de internamento;
Obra começou há 10 anos
Localizado ao lado da UPA Estadual, em Caruaru, o Hospital da Mulher do Agreste começou a ser construído em 2013. A primeira previsão de entrega do equipamento, que promete ter capacidade para atender a mulheres de 31 cidades, era o mês de julho de 2014.
O prazo foi prorrogado para 2015, mas em 2017 as obras chegaram a 60% de acordo com o Governo do Estado. Ainda em 2017, o prazo de término da obra foi prorrogado para o mês de março de 2018 e antes de chegar ao fim do prazo, ele foi adiado novamente para o mês de junho.
Com informações do Portal G1