Neste ano de 2025, os primeiros dois casos confirmados em Pernambuco de Metapneumovírus Humano (HMPV), vírus responsável por um surto na China, são de crianças residentes do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, no Região Metropolitana.
Os diagnósticos de Metapneumovírus Humano, foram confirmados na quarta-feira (15). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a criança que mora na capital pernambucana tem 1 ano e 7 meses. A outra, 3 anos e 11 meses. As duas já receberam alta hospitalar.
Elas apresentaram sintomas de febre, tosse, desconforto respiratório e diarreia. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).
Em nota, divulgada na última sexta (17), a SES-PE diz que a "ocorrência desse vírus no Estado não é inusitada nem incomum". Em 2022, Pernambuco registrou 27 casos da doença, o recorde da série histórica
"Não há vacinas voltadas para prevenção do HMPV, mas a atualização da carteira vacinal para os que têm indicação (vacinas contra Gripe e Covid-19) evita quadros de cocirculação", informa a pasta.
Fonte: SES-PE